O enorme, brilhante UFO visto pairando sobre Shanghai, Beijing e outras regiões da China na noite de sábado levou a um debate entre os astrônomos que estão tentando explicar o fenômeno.
A "bola branca" foi vista a cerca das nove horas da noite acima de Xangai por pilotos que relataram o avistamento à Air China Oriental Bureau Controle de Tráfego. Quase ao mesmo tempo, os moradores de Pequim, Shanxi e províncias de Anhui e Mongólia Região Interior Autónoma também testemunharam e fotografaram algo semelhante a um objeto de bolhas em forma de roda em rápida expansão no céu.
Yu Jun, um ex-editor de uma revista científica e astrônomo amador que testemunhou o objeto, publicou uma análise dizendo que a bolha em expansão provavelmente foi um fenômeno causado pelo "combustível de um propulsor lançado no espaço sideral."
Yu comparou a bolha a um incidente no Havaí em 22 de junho, quando uma nuvem parecida com o objeto subiu do horizonte e expandiu-se em uma enorme bolha e desapareceu. Astrônomos associaram a bolha ao lançamento de um míssil intercontinental da Califórnia quatro minutos antes que o objeto apareceu.
O relatório citado por Phil Plait, astrônomo americano, diz que o combustível não utilizado pelo míssil foi deixado no espaço sideral e fundiu-se em uma concha esférica em expansão, que as pessoas observavam como uma bola brilhante, uma vez que refletia a luz solar.
Outros astrônomos, entretanto, argumentaram que o objeto era uma aeronave além da tecnologia humana depois que eles estudaram as fotos tiradas por testemunhas e desenharam a sua rota de vôo.
"O objeto deve ser uma nave especial que não pode ser explicado até agora com a nossa tecnologia de aeronaves atuais", citou Wang Sichao um pesquisador do Observatório da Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências, em Nanjing, disse Chinanews.com.
Wang disse que ele tem estudado UFOs há 40 anos e chamou este incidente recente de um dos 20 eventos mais significativos de UFOs que ele já tinha se depararado.
Wang disse que calculou que o objeto estava acima de 300 quilômetros sobre a região interiorana da Mongolia , movendo-se em baixa velocidade quando foi flagrado. Ele disse que localizou-o, por observar a posição das estrelas por trás das fotografias tiradas de diferentes lugares.
tradução ao português : masters from space
Orbita Cero: Mendoza, Argentina: China
OVNI atrae a los astrónomos a un debate sob...: China OVNI atrae a los astrónomos a un debate sobre su origen por Xu Chi
Crédito: shanghaiist.com
El enorme y brillante O...